Furosemida é um diurético potente utilizado para tratar a hipertensão arterial e o edema (inchaço) em decorrência de diversas condições, como distúrbios cardíacos, problemas hepáticos, doenças renais, e até mesmo devido a queimaduras. A furosemida age promovendo a eliminação de líquidos pelo organismo, ajudando a reduzir a pressão arterial e o acúmulo de líquidos nos tecidos. O efeito do medicamento começa a ser observado aproximadamente 60 minutos após a administração.
Para que serve:
É indicada para o tratamento de hipertensão arterial de grau leve a moderado; edema (inchaço) causado por problemas cardíacos, doenças hepáticas, distúrbios renais e queimaduras; o medicamento ajuda a controlar a pressão arterial e a aliviar o inchaço, promovendo a eliminação de líquidos do corpo.
Modo de usar:
Deve ser tomada por via oral, geralmente sendo 1 comprimido de 40mg por dia, podendo ser ajustada conforme as necessidades do paciente. A ação do medicamento começa em cerca de 1 hora após a ingestão.
Contraindicações: Este medicamento não deve ser utilizado em pacientes com insuficiência renal grave com anúria (ausência de urina); coma ou pré-coma associado a encefalopatia hepática (disfunção cerebral devido à falência do fígado); hipopotassemia severa (níveis baixos de potássio no sangue); hiponatremia severa (níveis baixos de sódio no sangue); desidratação ou hipovolemia (redução do volume de líquidos no corpo), com ou sem queda na pressão arterial; alergia à furosemida, sulfonamidas ou qualquer componente da fórmula.