Rivaroxabana é um medicamento anticoagulante utilizado para prevenir e tratar a formação de coágulos sanguíneos, que podem levar a trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar (EP). Ele também é indicado para pacientes que passaram por cirurgias de substituição articular, como nos joelhos ou quadris, ajudando na prevenção de complicações tromboembólicas.
Para que serve:
Indicado para prevenção de trombose nas veias profundas após cirurgias de substituição de articulações (joelho, quadril); tratamento de trombose nas veias profundas e prevenção de recidivas; prevenção e tratamento da embolia pulmonar (coágulos nos pulmões) e trombose venosa profunda recorrentes.
Modo de usar:
A dose e o tempo de tratamento devem ser determinados pelo médico, com base na condição do paciente. Em geral, é de um comprimido (10mg) ao dia, sendo ingerido de forma oral com um pouco de água.
Contraindicações: Seu uso é contraindicado em pacientes com alergia à rivaroxabana ou a qualquer componente da fórmula; sangramentos graves (ex: intracraniano, gastrintestinal); doença hepática grave, com risco aumentado de sangramentos; gravidez e amamentação.