Fluconazol 150mg - 1 Capsula Dura
MEVO-mockup-tarja-vermelha-generico
Fluconazol 150mg - 1 Capsula Dura

Descrição do Produto

Para que é indicado e para que serve o Fluconazol?

O Fluconazol 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente (de repetição), como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano).

Também é indicado para balanite por Candida (infecção fúngica da região conhecida popularmente como “cabeça do pênis”) e Dermatomicoses (infecções fúngicas na pele e nos seus anexos, por exemplo, unha, conhecidas popularmente como micoses) como: Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea unguium (onicomicoses) e infecções por fungos do gênero Candida.

Como o Fluconazol funciona?

O Fluconazol 150 mg impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência. É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente a alimentos e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 1,5 hora.

Quais as contraindicações do Fluconazol?

O Fluconazol 150 mg não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) ao Fluconazol, a compostos azólicos (classe química do Fluconazol) ou a qualquer componente da fórmula.

É contraindicado tomar Fluconazol 150 mg com os seguintes medicamentos, pois pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração:

  • Terfenadina (medicamento antialérgico)
  • Cisaprida
  • Astemizol
  • Eritromicina
  • Pimozida
  • Quinidina

Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.

Como usar o Fluconazol?

O tempo de tratamento adequado deverá ser decisão do seu médico.

Para Dermatomicoses e infecções por Candida:

1 dose oral única por semana de 150 mg, em geral por 2 a 4 semanas, mas em alguns casos pode ser necessário um tratamento de até 6 semanas.

Para Tinea ungueal (micose da unha ou onicomicoses):

1 dose única semanal de Fluconazol 150 mg até que a unha infectada seja totalmente substituída pelo crescimento (o que demora de 3 a 6 meses nas mãos e de 6 a 12 meses nos pés, mas isso pode variar de pessoa para pessoa). Mesmo após o tratamento as unhas podem permanecer deformadas.

Para Candidíase vaginal e balanite por Candida:

1 dose única oral de Fluconazol 150 mg.

Para Candidíase vaginal recorrente (de repetição):

Dose única mensal de Fluconazol 150 mg, de 4 a 12 meses. Algumas pacientes podem necessitar de um regime de dose mais frequente.

Uso em Pacientes com Insuficiência Renal:

O médico pode precisar ajustar a dose de acordo com a capacidade de filtração dos rins.

Dose única de Fluconazol 150 mg não é recomendada para crianças menores de 18 anos de idade e idosos (acima de 60 anos de idade), exceto sob supervisão médica.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Qual a composição do Fluconazol?

Cada cápsula dura de 150 mg de Fluconazol contém:

  • Fluconazol ........................ 150 mg

Excipientes*q.s.p.: 1 cápsula

*lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio e croscarmelose sódica.

Composição da cápsula: gelatina e dióxido de titânio.

Especificações

CaracterísticaDetalhe
FabricanteCIMED INDÚSTRIA S.A.
Princípio AtivoFluconazol
Registro MS1.4381.0114

É seguro usar Fluconazol durante a gravidez ou amamentação?

O uso de Fluconazol durante a gravidez deve ser evitado, exceto em pacientes com infecções fúngicas graves ou potencialmente fatais, onde o benefício supera o possível risco para o feto. Mulheres em idade fértil devem usar medidas contraceptivas eficazes durante e por aproximadamente uma semana após o tratamento.

O Fluconazol é encontrado no leite materno. A amamentação não é recomendada após uso repetido ou altas doses do medicamento, devendo ser utilizada sob orientação médica.

Quais efeitos indesejáveis o uso de Fluconazol pode causar?

As reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes) incluem cefaleia (dor de cabeça), dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, aumento de algumas substâncias do fígado no sangue (alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina) e rash cutâneo (vermelhidão da pele).

O Fluconazol interage com outros medicamentos?

Sim, o Fluconazol pode interagir com diversas medicações. É crucial informar seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza, pois algumas interações podem ser perigosas.

Por exemplo, o Fluconazol não deve ser tomado com terfenadina, cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina devido ao risco de alterações no ritmo cardíaco. Pode também aumentar o risco de sangramentos com anticoagulantes como a varfarina, e elevar a concentração sanguínea de medicamentos como celecoxibe, ciclosporina e certos benzodiazepínicos.

O que fazer em caso de esquecimento de uma dose de Fluconazol?

Caso você se esqueça de tomar o Fluconazol 150 mg no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Se já estiver perto do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e continue normalmente o esquema de doses recomendado. Não tome uma dose em dobro para compensar a esquecida, pois isso pode comprometer a eficácia do tratamento.

As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Fluconazol, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.4381.0114

Especificações de Controle

Registro MS1438101140019
Princípio ativoFluconazol
Bulahttps://bula-anvisa.s3.sa-east-1.amazonaws.com/1438101140027_paciente.pdf
QuantidadeCaixa com 1 Cápsula
Dosagem150MG
AvisoMEDICAMENTO GENÉRICO.
FabricanteCimed
  • VTEX

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos.
É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.