Para que é indicado e para que serve o Cetoprofeno?
O Cetoprofeno é um medicamento com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Sua indicação abrange o tratamento de inflamações e dores em diversas condições, tais como:
- Processos otorrinolaringológicos: sinusites (inflamação da mucosa nasal), otites (inflamação do ouvido), faringites (inflamação da faringe), laringites (inflamação da laringe), amigdalites (inflamação da garganta).
- Processos ginecológicos-obstétricos: anexites (processo inflamatório que envolve o trato genital feminino), parametrites (inflamação do paramétrio – pélvico), endometrites (inflamação do endométrio), dismenorreia (dor menstrual).
- Processos urológicos: cólica nefrética (dor lombar decorrente de obstrução total ou parcial dos rins e ureteres), orquiepididimites (inflamação do testículo), prostatites (inflamação da próstata).
- Processos odontológicos: periodontites (inflamação e perda dos tecidos conjuntivos que envolvem e sustentam os dentes), pulpites (inflamação da polpa dentária), abscessos (acúmulo de pus em tecidos, órgãos ou espaços circunscritos, normalmente associado com sinais de infecção), extrações dentárias.
- Processos reumáticos: artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações), espondilite anquilosante (inflamação de uma ou mais vértebras), gota (doença reumática caracterizada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico junto a articulações e/ou em outros órgãos), condrocalcinose (depósito de sais de cálcio nas articulações), reumatismo psoriático (tipo de artrite associada a alteração da pele), síndrome de Reiter (um tipo de artrite), pseudo-artrite, lúpus eritematoso sistêmico (doença que apresenta manifestações na pele, coração, rins, articulações, entre outras), esclerodermia (doença autoimune que pode ter várias manifestações, entre elas o endurecimento da pele), periarterite nodosa (tipo de inflamação que ocorre nas artérias), osteoartrite (doença articular degenerativa e progressiva), periartrite escápulo-umeral (inflamação de tecidos ao redor da articulação do ombro), bursites (inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações), capsulite adesiva (inflamação caracterizada por perda de movimentos do ombro), sinovites (inflamação da membrana que envolve as articulações), tenossinovites (inflamação da bainha de um tendão), tendinites (inflamação dos tendões), epicondilites (doença resultante de um esforço não usual do braço).
- Lesões ortopédicas: contusões e esmagamentos (lesão causada por trauma direto ou pressão), fraturas, entorses (lesão de ligamento e músculo, sem deslocamento ou fratura), luxações (deslocamento de qualquer parte do corpo, normalmente uma articulação, de sua posição normal).
- Dores diversas: nevralgia cérvico-braquial (dor associada a lesão de nervos da região do pescoço a axila), cervicalgia (dor na região do pescoço), lombalgia (dor na região lombar), dor ciática (dor causada pela compressão do nervo ciático), pós-operatórios diversos, enxaqueca (dor de cabeça intensa) com ou sem aura (sintomas que precedem à enxaqueca e que variam consideravelmente entre os pacientes afetando principalmente, a visão e a audição).
Como o Cetoprofeno funciona?
O Cetoprofeno tem como princípio ativo o cetoprofeno, de natureza não hormonal, que possui propriedades anti-inflamatória, antitérmica e analgésica. Ele atua inibindo a agregação plaquetária e a síntese das prostaglandinas (mediadores químicos relacionados à inflamação), embora seu exato mecanismo de ação não seja completamente conhecido.
Concentrações plasmáticas máximas são observadas em 15 – 30 minutos após a administração do comprimido de dupla camada, com um platô entre 45 e 90 minutos.
Quais as contraindicações do Cetoprofeno?
O Cetoprofeno não deve ser utilizado nos seguintes casos:
- Pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao Cetoprofeno, como crises asmáticas ou outros tipos de reações alérgicas ao Cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como diclofenaco, ibuprofeno, indometacina ou naproxeno. Foram relatados casos de reações anafiláticas severas, raramente fatais, nestes pacientes.
- Pacientes que já tiveram ou têm úlcera péptica/hemorrágica (lesão localizada no estômago e/ou intestino).
- Pacientes que já tiveram sangramento ou perfuração gastrointestinal (estômago ou intestino), relacionada ao uso de AINEs.
- Pacientes com insuficiência severa (redução acentuada da função do órgão) do coração, do fígado e dos rins.
- Mulheres no terceiro trimestre da gravidez.
- Na faixa etária pediátrica.
- Em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
- Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago.
- Pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose, devido à presença de lactose (242,75 mg/comprimido).
Atenção: Este medicamento contém o corante óxido de ferro amarelo que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.
Como usar o Cetoprofeno?
Os comprimidos de Cetoprofeno devem ser ingeridos por via oral, com 1 copo de água, durante as refeições. Este medicamento não deve ser mastigado.
Posologia Geral
- Tratamento de ataque: 300 mg (2 comprimidos) por dia, divididos em 2 administrações. O tratamento de ataque deve ser utilizado pelo menor tempo possível, instituindo-se logo a seguir o tratamento de manutenção, a critério médico.
- Tratamento de manutenção: A posologia pode ser diminuída para 150 mg/dia (1 comprimido), em dose única.
- Dose máxima diária recomendada: 300 mg.
Tratamento da Enxaqueca
- Tomar 1/2 comprimido de Cetoprofeno (75 mg) logo após o início da crise. Geralmente, uma melhora significativa dos sintomas é percebida duas horas após a administração.
- Mesmo que o paciente não sinta alívio nos sintomas da enxaqueca após a primeira administração de Cetoprofeno, uma segunda dose (75 mg ou 150 mg) não deve ser administrada durante a mesma crise. Nesse caso, deve-se administrar um outro medicamento que não seja um AINE ou ácido acetilsalicílico.
- Se o paciente se sentir aliviado após a primeira dose, mas os sintomas da enxaqueca reaparecerem ou uma nova crise ocorrer no mesmo dia, uma segunda dose (75 mg ou 150 mg) pode ser administrada. Entretanto, o intervalo mínimo para se tomar a segunda dose não deve ser menor que 12 horas.
- Caso a dose de 1/2 comprimido (75 mg) não seja suficiente para o alívio da crise, deve-se administrar 1 comprimido de Cetoprofeno (150 mg) no início da próxima crise.
- Nunca exceda 300 mg/dia (2 comprimidos/dia).
Populações Especiais
- Crianças: A segurança e eficácia do uso de Cetoprofeno em crianças ainda não foram estabelecidas.
- Pacientes com insuficiência dos rins e idosos: É aconselhável reduzir a dose inicial e manter estes pacientes com a menor dose eficaz. Um ajuste posológico individual deve ser considerado pelo seu médico somente após ter apurado boa tolerância individual.
- Pacientes com insuficiência do fígado: Estes pacientes devem ser cuidadosamente monitorados e deve-se manter a menor dose eficaz diária.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Qual a composição do Cetoprofeno?
Cada comprimido de liberação prolongada de Cetoprofeno contém:
- Cetoprofeno: 150 mg
- Excipientes* q.s.p.: 1 comprimido
*fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, amido, hietelose, óxido de ferro amarelo, dióxido de silício, estearato de magnésio.
Especificações
Fabricante | EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. |
Princípio Ativo | Cetoprofeno |
Registro MS | 1.0043.1236 |
O uso de Cetoprofeno pode causar sono?
Sim, pode ocorrer sonolência, tontura ou convulsão durante o tratamento com Cetoprofeno. Caso estes sintomas ocorram, você não deve dirigir veículos ou operar máquinas para garantir sua segurança e a de outros.
Como devo armazenar o Cetoprofeno?
O Cetoprofeno deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C), em sua embalagem original. O comprimido partido é válido por 72 horas e deve ser acondicionado dentro do blíster e cartucho. É importante manter todo medicamento fora do alcance das crianças.
É seguro usar Cetoprofeno durante a gravidez?
O uso de Cetoprofeno é contraindicado no terceiro trimestre da gravidez, pois pode prejudicar o feto. Nos primeiros 6 meses de gravidez, o uso só deve ser feito se absolutamente necessário e sob orientação médica, com a menor dose eficaz e duração mais curta possível. Os AINEs podem prejudicar a fertilidade feminina e causar disfunção renal no feto a partir da 13ª semana de gestação. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Existe interação do Cetoprofeno com álcool?
Sim, a associação de Cetoprofeno com álcool não é recomendada. O consumo de álcool pode aumentar o risco de efeitos adversos gastrointestinais, incluindo ulceração ou hemorragia, e pode também aumentar o risco de toxicidade no fígado. Evite o consumo de álcool durante o tratamento.
Crianças podem utilizar o Cetoprofeno?
Não. O Cetoprofeno é contraindicado na faixa etária pediátrica, pois a segurança e eficácia do seu uso em crianças ainda não foram estabelecidas. Portanto, este medicamento é de uso exclusivo para adultos.
CETOPROFENO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Cetoprofeno, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0043.1236