Alkeran 2MG Comprimido revestido - Frasco com 25 Comprimidos

Descrição do Produto

Para que é indicado e para que serve o Alkeran?

O Alkeran® comprimidos é indicado para o tratamento de algumas formas de tumores, incluindo mieloma múltiplo e adenocarcinoma ovariano avançado. Pode também ser utilizado no tratamento de câncer de mama e Policitemia Vera.

Como o Alkeran funciona?

O Alkeran® é um medicamento que atua no combate a certas formas de tumores, como mieloma múltiplo (câncer que se desenvolve na medula óssea), câncer ovariano avançado, câncer de mama e Policitemia Vera. Ele age destruindo as células cancerosas e impedindo sua reprodução desordenada. A substância ativa, melfalana, atinge sua concentração máxima no sangue em uma faixa de alguns minutos a 2 horas após a administração por via oral.

Quais as contraindicações do Alkeran?

  • Pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer componente da fórmula do Alkeran.
  • Durante a amamentação.
  • Pacientes nos quais o câncer se mostrou resistente à melfalana.
  • Mulheres grávidas sem orientação médica. O Alkeran® é classificado como Categoria D de risco na gravidez. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Alkeran?

O Alkeran® é de uso oral. Os comprimidos devem ser administrados inteiros, pela boca, sem mastigar ou parti-los.

ALKERAN® É UM AGENTE CITOTÓXICO PARA USO SOMENTE SOB A SUPERVISÃO DE MÉDICOS EXPERIENTES NA ADMINISTRAÇÃO DESTES AGENTES.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.

Posologia

Mieloma múltiplo:

Um esquema de dose oral típico é de 0,15 mg/kg de peso corporal/dia, em doses divididas por quatro dias, repetidos em intervalos de 6 semanas. A administração de Alkeran® comprimidos, concomitantemente com prednisona, pode ser mais eficaz do que o uso de Alkeran® isoladamente. A combinação é normalmente usada em regime de dose intermitente. O prolongamento do tratamento por mais de um ano, em pacientes que respondem a ele, não parece melhorar os resultados.

Adenocarcinoma ovariano avançado:

Um tratamento oral típico é 0,2 mg/kg de peso corporal/dia, por 5 dias. Este regime é repetido a cada 4 a 8 semanas, ou de acordo com o critério de seu médico.

Câncer de mama:

O Alkeran® tem sido administrado por via oral com uma dose de 0,15 mg/kg de peso corporal ou 6 mg/m2 de área de superfície corporal/dia por 5 dias e repetido a cada 6 semanas. Seu médico pode recomendar a diminuição da dose durante o tratamento.

Policitemia Vera:

Para indução da remissão, doses orais de 6 mg a 10 mg diários por 5 a 7 dias têm sido usadas, depois 2 mg a 4 mg diariamente até que se atinja um controle satisfatório da doença. Para manutenção da terapia são administrados 2 mg a 6 mg por semana. O seu médico pode interromper o tratamento ou ajustar as doses, à critério.

O que fazer se esquecer de usar o Alkeran?

Se você esquecer uma dose, espere e tome a próxima dose no horário normal. Não tome uma dose para substituir a que você esqueceu. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou do cirurgião-dentista.

Qual a composição do Alkeran?

Cada comprimido revestido de Alkeran® contém:

  • Melfalana: 2 mg
  • Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, sílica anidra coloidal, hipromelose*, dióxido de titânio*, macrogol* e água purificada q.s.p. 1 comprimido.

*componentes do revestimento

Especificações

CaracterísticaDetalhe
FabricanteAspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda.
Princípio AtivoMelfalana
Registro MS1.3764.0150

Quais são as reações adversas mais comuns com o uso de Alkeran?

As reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) incluem diminuição da função da medula óssea (causando diminuição de células brancas, plaquetas e anemia), náuseas, vômitos, diarreia e estomatite (em altas doses). A queda de cabelo (em altas doses), enfraquecimento muscular, dores musculares e aumento da creatina fosfoquinase no sangue também podem ocorrer.

É seguro utilizar Alkeran durante a gravidez ou amamentação?

O uso de Alkeran® deve ser evitado durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre, devido aos riscos potenciais ao feto. É classificado como Categoria D de risco na gravidez. Mulheres grávidas não devem utilizá-lo sem orientação médica e devem informar imediatamente o médico em caso de suspeita de gravidez. Mães em tratamento com Alkeran® não devem amamentar seus filhos.

O tratamento com Alkeran pode afetar a fertilidade?

Sim, durante o tratamento com Alkeran®, as pacientes do sexo feminino em período pré-menopausa podem apresentar falta de menstruação. Alkeran® também pode levar à esterilidade masculina transitória ou permanente. Se você ou seu parceiro estiverem usando Alkeran®, é recomendado o uso de contraceptivos para evitar a gravidez.

Como devo armazenar os comprimidos de Alkeran?

O produto deve ser mantido na embalagem original sob refrigeração, entre 2ºC e 8ºC. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido e guarde-o sempre fora do alcance das crianças.

As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Alkeran, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.3764.0150

Especificações de Controle

Registro MS1376401500025
Princípio ativoMelfalana
Bulahttps://bula-anvisa.s3.sa-east-1.amazonaws.com/137640150_paciente.pdf
QuantidadeFrasco com 25 Comprimidos
Dosagem2MG
FabricanteAspen Pharma
  • VTEX

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos.
É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.